O espaço museológico nasce numa propriedade que foi um antigo espaço de construção naval e assume-se como uma homenagem àqueles que, com a árdua profissão de pescador, tanto contribuíram para o desenvolvimento deste território.
No início do século XX funcionava, no sítio onde hoje se encontra o Espaço Museológico, o Estaleiro Naval da família Maçarico. Por volta de 1920 José Fernando Pata escreve uma carta, talvez Governo Civil, a propor a construção de uma escola primária e, em 1929, o Estaleiro Naval é deslocalizado para o Casal de Vale Palha e aqui é iniciada a construção da primeira escola primária de Ribamar.
A Escola Primária era de ensino misto e constituída pela sala norte – Sala da Orientação no Mar – que servia de alojamento à professora, e a sala sul – que vai ser a Sala dos Pescadores - onde eram dadas as aulas. Posteriormente, o ensino foi dividido e, de manhã, aprendiam as raparigas e de tarde os rapazes. Passaram-se os anos e mudaram-se os tempos e, quando a professora deixou de viver na escola, a sala sul passou a ser para o ensino das raparigas e a sala norte para os rapazes. Na década de 60 é construída nova escola primária e, desde então, este local passou a ser chamado Escola Velha.
Em 2020, na Escola Velha dos pescadores, nasce o espaço museológico OLHAR O MAR!